terça-feira, 1 de março de 2011

Moradores reinvindicam recuperação de praça

PEDRO VASCONCELOS,
3º PERÍODO


Telas de proteção quebradas, quadras esburacadas, muros pichados e vestiários depredados. Esta é a situação da Praça da Comunidade no Bairro Dom Cabral, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O local, que é uma das principais alternativas de lazer do bairro, sofre há mais de de cinco anos com problemas de conservação. Foi pensando nisso que o presidente da associação de moradores, Mauricio Antônio dos Santos, organizou um abaixo assinado com mais de 700 assinaturas reinvindicando uma reforma completa na praça. "Na verdade, este é um problema antigo, que a antiga gestão também não conseguiu resolver, a comunidade precisa da praça em um bom estado. Muitas atividades acontecem na região e ela está ficando muito perigosa, principalmente para as crianças", diz Mauricio.
Segundo o presidente da associação, a má conservação da praça gera inúmeros transtornos para comunidade, sobretudo para uma creche que utiliza o espaço diariamente em suas atividades. "A creche é a que mais usa o espaço. É perigoso para as crianças brincarem em um piso esburacado, podem machucar o olho no arame solto das telas. Mas o pessoal do Lian Gong e de outros projetos que usam a quadra também reclamam", afirma Mauricio.
Pâmela Santos, 27 anos, tem um filho de quatro matriculado na creche e se preocupa com a integridade física dele. "Aqui precisa de uma reforma faz tempo. A gente fica preocupada, mas deixa os meninos brincarem", afirma. Pâmela é uma das moradoras que participou do abaixo assinado e aguarda uma posição das autoridades. "Vamos ver se agora eles fazem alguma coisa, porque até agora só estão enrolando, e faz tempo isso", relatou a moradora.
No dia 12 de outubro, Carlos Guilherme, morador do Bairro Dom Cabral e presidente tutelar do Padre Eustáquio, encaminhou o abaixo assinado para o secretário do adjunto municipal da Regional Noroeste, Nildo Tarone. "Junto com o abaixo assinadonós anexamos algumas fotos para ilustrar bem as condições da praça", diz. A Regional Noroeste informou que a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais já está tomando as devidas providências para solucionar o problema da praça.
Zaner Araújo, assessor de comunicação da Secretaria de Esportes, confirmou que o projeto de reforma da praça da Comunidade já está com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) aguardando a autorização da Caixa Econômica Federal. "Já sabemos deste problema. O projeto de reforma já está na Sudecap, só falta o parecer da Caixa. Esse tipo de obra demora um pouco mesmo, não posso estipular uma data certa, mas acredito que em um ano a obra já estará realizada", afirma o assessor. Maurício vêcom desconfiança o desenrolar da obra. "Nós inclusive já tivemos uma reunião com eles lá na secretaria e não adianta, tem anos que eles estão só prometendo", ressalta.
Wander Augusto de Souza, 62 anos, mora no Bairro Dom Cabral há 25 e teme pela preservação da praça. "Só está destruída porque alguém destruiu, concorda? Se reformar eu acho que vão destruir utra vez, o povo não tem educação", explica. Já Maurício acredita que após todo este processo a comunidade vai envolver diretamente com a preservação da praça. " A gente sabe que a população precisa se conscientizar, depois dessa novela eu acho que a maioria vai estar disposto a ajudar", afirma o presidente da associação.

Retirado do Jornal MARCO, edição de Novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário