domingo, 13 de março de 2011

O melhor canal para se informar (existe?)


Os leitores de feeds são programas que selecionam as notícias de interesse do internauta, em formato RSS, facilitando assim o seu acesso e filtrando os conteúdos para apenas o que lhe interessar. O usuário pode se inscrever em qualquer site que contenha o ficheiro RSS, ficando assim instantaneamente conectado com as notícias. Dois dos principais leitores de feeds são : Google Reader e FeedReader.
Com o mesmo objetivo, os aplicativos têm características diferentes.
O FeedReader, na minha opinião, tem uma grande desvantagem com relação ao filho da família Google. Para utilizá-lo, é necessário instalar o aplicativo no computador. Em tempos de HDs com bastante espaço, isso não é um grande problema, mas, quando se compara com outro programa que não exige instalação nenhuma, é uma grande desvantagem . Para se inscrever no Google Reader, basta ter uma conta Google. Posso dizer seguramente que a maioria dos internautas dos dias de hoje têm, pois tanto Orkut, Gmail, Blogspot, entre outros, são da mesma empresa e necessitam de uma. Para ser justa, direi uma qualidade do FeedReader. A leitura é feita dentro do próprio aplicativo, enquanto o Google, direciona o usuário para o site no qual a notícia foi publicada. Outra característica é que sempre que chegam novas notícias (a cada momento chegam várias), o FeedReader emite um aviso sonoro.
Quanto a facilidade, achei os dois bem fáceis, com um dia de uso, já se domina bem a ferramenta, pois são bem práticas.

Sobre a utilização de leitores de feeds, não foi algo que me conquistou. O motivo é que gosto de ter a opção de acessar diferentes notícias, não importa o conteúdo. Se eu filtrar apenas as notícias de Política, Moda e Viagens, por exemplo, e meu país estiver numa crise econômica complexa por exemplo, vou ficar boiando? Ou no mínimo ficar bem atrasada em saber, por que bloqueei as entradas sobre Economia? Acho que a utilização dos programas nos limita de certa forma, para termos a cabeça mais aberta para outros conteúdos. É claro que existem vantagens, como agilidade e segurança de receber notícias, mas prefiro estar aberta para todas as possibilidades, navegar livremente.
Com todas essas considerações, mas voltando ao assunto da comparação dos leitores... Se eu tivesse que usar, ou caso algum dia use algum dos aplicativos, usaria o Google Reader.

Um comentário:

  1. oi, Agueda,
    muito bom seu post. Você se posiciona de maneira clara e sincera em relação aos readers e isso é o que se espera de um blog.
    Abraço,

    ResponderExcluir